03/03/2020 - Mercado Imobiliário
A constatação é da docente do curso técnico em Design de Interiores do Senac Bauru, Maria Antônia de Souza Zeca. Segundo a especialista, o ano com números redondos trouxe consigo novidades e posturas definidas dos consumidores.
“As pessoas querem chegar em casa e relaxar, mas também querem ter um ambiente agradável para receber os amigos, e isso tem que transparecer o que ela vai querer, seja num ambiente pequeno, médio ou grande”, explica a docente.
As cores contribuem para trazer a sensação desejada ao ambiente. Diante disso, Maria Antônia explicou que as empresas escolheram “azul” para trazer essas características de tranquilidade e energia aos espaços residenciais.
Algumas marcas se preocupam em basear a tonalidade da cor no amanhecer e na suavidade dos primeiros raios de luz, cor que fica bem com paletas diversas. Outras alegam que o azul acalma na medida em que lembra o mar.
Segundo a docente, a escolha do azul também demonstra uma fuga das cores neutras, já que os moradores andam mais corajosos para apostar em coisas diferentes e com vontade de trazer mais personalidade aos espaços.
As cores intensas são as favoritas de 2020, mas a especialista alerta que é preciso ter cuidado em como utilizá-las. Para isso, a dica é que os espaços sejam monocromáticos e no estilo “tom sobre tom”.
“Sabe aquele branco, bege, cinza? A intenção é sair, mas não com uma ousadia de muita cor. Então muitos ambientes vão vir no monocromático, para que você tenha personalidade usando a cor, mas que ela seja intensa e te defina”, afirma Maria Antônia.
As cores únicas também permitem que os moradores tenham mais ousadia na hora de escolher as texturas, a fim de não deixar o ambiente monótono. Colagens, formas geométricas e outros tipos de padronagem são opções interessantes.
A especialista explicou que muitas pessoas têm optado por colagens para decorar as paredes de forma exclusiva. No lugar de investir em papéis de parede, por exemplo, é possível misturar quadros, imagens e texturas, de modo a deixar o espaço com a “cara” do morador.
“Não precisa se preocupar em colocar um papel de parede, mas sim em colocar nela aquilo que você gosta. Figuras mais divertidas, fotografias da família, você pode colocar o que você quiser”, orienta.
A especialista também apontou a preocupação das empresas com ambientes sustentáveis, que nunca saem de moda. Segundo ela, algumas marcas têm apostado na imitação perfeita de pedras naturais, como granito e mármore, sem um corte muito “retinho”.
Esse estilo também aparece no reaproveitamento de alguns itens de decoração, como pintar um objeto antigo ou permitir que ele tenha mais de uma função dentro da casa.
Assim, as cores intensas, ambientes monocromáticos, colagens, texturas e ideias sustentáveis prometem trazer as características que 2020 merece: um ano atualizado, autêntico e cheio de energia.
Fonte: https://g1.globo.com/
Como podemos te ajudar?