18/03/2020 - Política
Sob pressão de deputados estaduais e do crescimento do coronavírus no estado, que registra 34 casos suspeitos e um confirmado, a Prefeitura de Maceió e o governo de Alagoas anunciaram nesta terça-feira (17) medidas emergencias para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus em Alagoas.
Entre as decisões está a suspensão das aulas na rede estadual, por um período inicial de 15 dias posição já tomada no dia de hoje pelo prefeito da capital, Rui Palmeira implantação de um centro de testagem em Alagoas com 960 quites e criação de uma comissão de fiscalização de recursos que a União deve disponibilizar como medida emergencial.
De acordo com as medidas, o centro de testagem deve entrar em funcionamento a partir da quinta-feira (19) com 960 quites, para apresentação de resultados no prazo de 48 horas. Atualmente, segundo o governo, os resultados levam até 7 dias para serem apresentados. As medidas anunciadas envolvem ainda recomendações para ampliar a limpeza nos ônibus de transporte coletivo e uso de luva, máscara e álcool gel para todos os funcionários que atuam no sistema, além de trabalhadores da rodoviária, aeroporto e porto na capital. As medidas foram anunciadas pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e governador, Renan Filho.
A prefeitura e governo destacaram ainda que abrigos que assistem idosos devem disciplinar as visitas e circulação de voluntários e o afastamento familiar de pessoas que integram grupo de risco idosos, hipertensos, diabéticos como forma de proteção e para se evitar possíveis contágios provocados por pessoas que venham a ser contaminadas pelo novo coronavírus Covid-19.
Na ocasião, também foi definido que haverá transmissões diárias sobre os resultados e que, com a realização de mais testes e possíveis confirmações, a previsão é de que o número de casos da doença deve ampliar. As recomendações dos cuidados e prevenção anunciadas e reforçadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) também são destinadas a todos os grupos sociais, inclusive religiosos.
Fonte: https://gazetaweb.globo.com/portal/
Como podemos te ajudar?